Com um dia tão nublado como esta quinta-feira, bendita quinta-feira!
Não tinha nada pra fazer aqui em casa, todos os filmes já assistidos, artigos lidos, tudo feito, mas eu sabia que estava faltando algo. Comecei a vasculhar os meus arquivos no computador lembrei de uma palestra que vimos este ano com um “magnata” (não lembro o nome dele), o qual nos fez seis perguntas:
O que é direito?
Como se faz direito?
Quando se faz direito?
Onde se faz direito?Quem faz direito?
Afinal, por que fazer direito?
Talvez direito seja aquilo o que chamam de justo? Direito é o certo! Direito é aquilo que o legislador escreveu? Direito é bom? Pra mim, direito é tudo isso e muito MAIS.
Sempre pensei que tudo o que é literalmente correto, logo, é direito. Assim, quando eu observava o operador do direito eu pensava: ” ele é “super correto””, mas claro, toda regra tem uma exceção. Ou seja, as vezes o que eu estou fazendo é direito pra mim, mas não é direito pra você.
Aaah meu direito!!!
Meus pais, por algum motivo já sabiam que eu iria escolher este curso, sim, “O” curso, porque eu amo escrever, ler, criticar, buscar o certo, enfim desde pequena eu já gostava de falar aquilo que no meu “mundinho” era certo.
O direito é tão vasto! Posso ser, advogada, juíza, promotora, oficial, procuradora, enfim, dentre tantas profissões o direito é o que nos dá um leque muito grande de profissões. Afinal, posso começar como advogada e terminar como juíza, posso gostar só de um assunto ou posso ser “cabeça aberta” e estudar sobre tudo, posso ser clássica e usar somente palavras em latim ou posso ser moderna e fazer com que qualquer pessoa consiga ler aquilo que escrevo. Com certeza escolhi (escolhemos) o curso certo.
Leis, costumes, privilégios, e penas, eles já vieram prontos para nós, aprendemos que a maior parte das leis são feitas de acordo com os costumes, as penas no inicio eram impostas por aqueles que tinham privilégios que podiam e tinham o poder de mandar, e mesmo com tudo que temos o direito esta em constante transformação.
Eu costumo pensar que faremos um direito correto, justo, bonito, faremos o direito ser direito em qualquer lugar. Para as pessoas as quais tem o direito violado, que se cada um fizer a sua parte e conseguir ajudar o próximo a fazer a parte dele, com certeza o mundo terá o direito que buscamos, o direito que o povo precisa, sem enganos, com menos corrupção. AINDA É SÓ PENSAMENTO. UMA IDEIA!
Nenhum comentário:
Postar um comentário